top of page

Vinícola Biagi começa a receber visitantes


Empreendimento em Cravinhos fica a cerca de 30 minutos de Ribeirão Preto / Foto: Alex Fisberb/Vinícola Biagi

Redação Brinde-SE

07/02/2023


A região de Ribeirão Preto ganha nos próximos dias uma nova opção de enoturismo. A Vinícola Biagi, em Cravinhos (SP), começa a receber visitantes a partir de 11 de fevereiro, sempre aos domingos, das 9h30 às 15 horas. É preciso agendamento.


As informações são do portal ACidadeON, que entrevistou Luiz Biagi, proprietário da Fazenda Cravinhos, que abriga a vinícola. Além do passeio pelas parreiras, os visitantes vão desfrutar do serviço de uma osteria, que acrescenta o aspecto gastronômico à experiência.


A cozinha do estabelecimento está sob os cuidados da chef Beatriz Nomelini e mescla a inspiração gastronômica italiana com o tempero brasileiro. O cardápio é elaborado quinzenalmente, buscando aproveitar ingredientes oriundos da própria fazenda e respeitando a sazonalidade dos produtos. Além do almoço aos domingos, a osteria também deve ser utilizada para eventos corporativos e sociais, além de servir de espaço para cursos.


Inspiração Italiana

O projeto da Vinícola Biagi começou em 2019. As castas plantadas foram moscato giallo, nebbiolo e sangiovese, variedades tradicionalmente cultivadas na Itália. São 12 hectares de vinhedos e há a intenção de chegar a 20.


É da Itália também que veio para o Brasil a família Biagi, no fim do século XIX. Segundo Luiz Biagi, a iniciativa de montar a vinícola é uma homenagem a alguns dos seus antepassados, que trabalhavam com viticultura. Além disso, visitas a outros produtores paulistas bem sucedidos, como a Guaspari, em Espiríto Santo do Pinhal (SP), e a vizinha Marchese di Ivrea, em Ituverava (SP), ajudaram a tirar a ideia do papel.


Em 2022, ocorreu a primeira colheita. Em março deste ano, deve chegar ao mercado um lote de 1,3 mil garrafas da primeira safra de um tinto seco chamado Pietro (referência ao avô de Luiz), feito com uvas sangiovese. Como a estrutura própria de vinificação da Vinícola Biagi está em fase inicial de construção, a elaboração do vinho está ocorrendo em Caldas (MG), sob o comando da enóloga Isabela Peregrino. Um rótulo branco seco, feito de moscato giallo e chamado Carina Biagi (homenagem à esposa de Luiz), está sendo testado, mas ainda não tem previsão de comercialização.

60 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Komentáře


Post: Blog2 Post
bottom of page