top of page

Vinho embaixo d'água

Redação Brinde-SE

04/10/2023


A Vinícola Arcano, de Franca (SP), está promovendo uma curiosa experiência de guarda subaquática de vinhos. Algumas garrafas do Arcano Syrah + Syrah 2021 foram submersas em locais secretos de uma das represas do Complexo de Furnas, no Distrito de Estreito, município de Pedregulho (SP).


As garrafas foram divididas em dois lotes e estão alocadas em profundidade de 12 e 25 metros. “A ideia fundamentalmente é ver a evolução do vinho nessas condições, no fundo de uma represa, com temperatura mais ou menos constante, com pressão e escuro. Existem estudos que dizem que cada mês (com as garrafas submersas) pode equivaler a seis meses ou até um ano de guarda”, diz Mauricio Orlov, um dos sócios da Arcano.


A empreitada exigiu preparo especial para as garrafas que estão no fundo da represa, incluindo um processo diferente de vedação. “Buscamos informações sobre como submergir esses vinhos. Tivemos de importar uma cera especial vinda da Itália, que foi aplicada em três, quatro camadas na boca das garrafas. Até o momento, elas estão resistindo muito bem à pressão adicional embaixo da água”, revela Orlov.


A iniciativa conta com a parceria da Pousada Piratas do Barro Branco, que fica na região e tem como um dos seus atrativos a possibilidade de passeios e prática de esportes náuticos. No começo de novembro, a vinícola e a pousada devem promover a abertura dos vinhos guardados. Os rótulos poderão ser adquiridos por quem estiver hospedado no local.


Para saber mais sobre o evento, você pode contatar a Vinícola Arcano ou a Piratas do Barro Branco.

Mergulhador com vinho na mão e o vinho, em píer, à beira da represa
Garrafas do Arcano Syrah + Syrah 2021 estão "descansando" a 12 e 25 metros de profundidade

51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page