top of page

Arcano

Localização: Franca (SP) 📌

Principais castas: cabernet franc, cabernet sauvignon e syrah

Contato: acesse aqui


Da França para Franca. No interior paulista, com um cedilha a mais e muito trabalho, dedicação e investimento, a Vinícola Arcano vem produzindo vinhos de qualidade.


Essa empreitada, iniciada com mudas clonadas de cepas francesas, já tem muito a contar. A primeira safra, em 2018, rendeu 300 quilos de frutos. Já a de 2021 foi de 13 toneladas, com a produção de aproximadamente 13 mil garrafas de vinho. Em 2022, a expectativa é produzir 15 mil garrafas.


Os vinhedos se espalham por 5,5 hectares com altitude de mais de 1,1 mil metros em relação ao nível do mar. O solo arenoso e pedregoso é seco e confere mais vigor para as videiras. O uso da técnica de dupla poda permite a maturação das uvas no inverno, em condições climáticas favoráveis. Dias quentes contrastam com o frescor das noites nas serras da região da Alta Mogiana, Nordeste do estado de São Paulo, muito próximas da divisa com Minas Gerais. Essa amplitude térmica beneficia os frutos.


"A videira precisa de pouca água, muito sol e uma terra fraca, pra sua raiz se aprofundar, entrar na terra e procurar nutrientes. Foram três anos procurando e a gente encontrou tudo isso aqui. Então é o terroir perfeito", diz Mauricio Orlov, sócio da Arcano.


Entre as castas, destaque para a syrah, presente desde a primeira vindima, cabernet franc e cabernet sauvignon, essas colhidas pela primeira vez em 2021. A vinificação ocorre em Caldas (MG), mas há planos de construir uma estrutura própria para executar todos os processos na própria vinícola.


📷: @arcanovinicola

438 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page