top of page

Barbara Eliodora

Localização: São Gonçalo do Sapucaí (MG) 📌

Principais castas: cabernet franc, cabernet sauvignon, marselan, petit verdot, sauvignon blanc, syrah e viognier

Contato: acesse aqui


A Vinícola Barbara Eliodora exibe rótulos que, assim como a heroína nacional de quem empresta seu nome, unem sutileza e robustez. Ativista política e, para alguns, a primeira poetisa do Brasil, Barbara Eliodora teve participação na Inconfidência Mineira e viveu seus últimos anos em São Gonçalo do Sapucaí. E é justamente nesse município do Sul de Minas em que a vinícola se encontra.


Com boas condições climáticas e fazendo uso da técnica de dupla poda, que possibilita a colheita de inverno, as primeiras mudas foram plantadas em 2015 e a vinificação se iniciou em 2018. Entre as uvas cultivadas, destaque para a sauvignon blanc e a syrah, que dão origem a complexos brancos, rosés e tintos, alguns deles premiados em concursos internacionais. Também há produção de cabernet franc, cabernet sauvignon, marselan, petit verdot e viognier.


Barbara Eliodora ou Barbara Heliodora? Em relação à ativista e poetisa, há controvérsias. Quanto à adega, sua razão social é com H, mas o nome nos rótulos é com E. Registros documentais mostram que a própria Bárbara assinava seu nome sem H. Historiadores divergem quanto ao que seria "correto". Aqui no Brinde-SE, optamos por seguir, para ambas, figura histórica e vinícola, o que nos dizem os vinhos: Barbara Eliodora.









150 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page