top of page

Quinta da Matriculada

Localização: Diamantina (MG) 📌

Principais castas: cabernet franc, cabernet sauvignon, pinot noir, sauvignon blanc, syrah e tempranillo

Contato: acesse aqui


Um projeto bem sucedido de resgate da vitivinicultura em Diamantina (MG). Eis a Quinta da Matriculada, vinícola localizada a 1250 metros de altitude no Maciço do Espinhaço, região central de Minas Gerais.


Os vinhos finos de inverno reproduzem um cenário que remonta ao século XIX. Naquela época, cepas francesas e portuguesas eram cultivadas no então Arraial do Tijuco, povoado que cresceu a partir da extração de diamantes. Hoje, o "garimpo" é a busca para extrair o melhor das uvas.


As primeiras videiras de malbec, merlot, pinot noir e syrah da Quinta da Matriculada foram plantadas em 2012. Dois anos depois, já se produziu o primeiro rótulo, o Vin de Minas Syrah. De lá pra cá, as castas pioneiras ganharam companhia de outras, entre elas cabernet franc, cabernet sauvignon, malvasia, marselan, sauvignon blanc e tempranillo.


Atualmente, o catálogo da vinícola conta com cinco diferentes vinhos. Além do precursor Vin de Minas Syrah, destaque para o Don Barrote, um corte syrah e tempranillo com passagem por barricas de carvalho de primeiro uso, e para o Nãina, varietal sauvignon blanc muito aromático.


A Quinta da Matriculada oferece tour guiado por seus vinhedos, com direito a degustação. Para a visita, é preciso reserva, que pode ser feita por whatsapp. Pelo mesmo canal, é possível comprar os rótulos.


📷: Quinta da Matriculada

336 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page