top of page

Mais dois prêmios da Decanter para a vinícola mineira Maria Maria


Os diplomas de prata e de bronze e os rótulos premiados este ano: vinhos de Minas Gerais com prestígio internacional

Celso Masson

8/7/2021


Esta quarta-feira (7) foi motivo de festa na Fazenda Capetinga, em Boa Esperança (MG). E o motivo para a celebração veio da Inglaterra, sede da revista Decanter e do influente prêmio que ela promove há 18 anos, o Decanter World Wine Awards. Eduardo Junqueira Nogueira Junior, que faz parte da quinta geração de uma tradicional família de cafeicultores do Sul de Minas Gerais, recebeu a notícia de que dois dos vinhos Maria Maria, vinícola que ele idealizou em 2006, depois de ter sofrido um ataque cardíaco, haviam sido premiados pela Decanter. “É a quarta premiação que recebemos de lá nos últimos cinco anos”, afirmou Eduardo, orgulhoso de suas conquistas. Não é para menos.


A medalha de prata, com 90 pontos, foi para o Maria Maria Fernanda Sauvignon Blanc 2020. Para o Donita Grand Reserva Syrah-Cabernet Sauvingon 2017, a Decanter concedeu medalha de bronze e 88 pontos. Se os nomes parecem curiosos, vale destacar que todos rótulos Maria Maria homenageiam pessoas da família de Eduardo. Já o nome da vinícola vem de uma famosa canção do amigo Milton Nascimento, frequentador de longa data da Fazenda Capetinga.


O projeto de plantar vinhedos ali foi possível graças à parceria com o enólogo, pesquisador e produtor Murillo Albuquerque Regina, pioneiro na região da técnica da dupla poda que permite colheitas no inverno. A alteração do ciclo das parreiras revolucionou a vitivinicultura no Sudeste brasileiro e tem garantido grandes vinhos a cada ano, alguns com grande reputação internacional.


Na Fazenda Capetinha, cuja produção de café possui os selos Certifica Minas e Rainforest Alliance, as primeiras mudas de Syrah, Cabernet Sauvignon e Sauvignon Blanc foram plantadas no final de 2009. Em 2011 foram plantadas mudas de Chardonnay para a produção de espumantes. Os produtos são encontrados em lojas especializadas como Casa Santa Luzia a preços em torno de R$ 159,00. Vale provar.


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


Post: Blog2 Post
bottom of page