top of page

Enoturismo se destaca como opção de viagem no pós-pandemia



3/8/2021


Com a vacinação contra a covid-19 avançada e com muitos países abrindo suas fronteiras, os brasileiros começam a planejar as futuras viagens. Num primeiro momento, os destinos nacionais são os preferidos no pós-pandemia, principalmente aqueles que oferecem maior contato com a natureza e longe de aglomerações.

Uma das opções é o enoturismo. Muito comum na Europa, a modalidade vem conquistando adeptos nos últimos anos no Brasil.


“O enoturismo se destaca como opção de viagem segura, sendo uma excelente alternativa aos viajantes, especialmente aos que gostam e se interessam por vinhos, possibilitando um contato mais próximo e aprofundado nos vinhedos e vinícolas pelo país”, destaca Eric Ferreira, fundador da Del Vino Wine Club.


Essa forma de turismo gastronômico é totalmente voltada para o universo dos vinhos. Logo, seu objetivo principal é a apreciação da bebida, bem como ampliar os conhecimentos sobre suas origens, tipos de uvas, modos de produção entre outras características que contribuem, e muito, para o resultado final de um vinho, com seus aromas e sabores únicos.


O enoturismo permite que os viajantes conheçam vinícolas e vinhedos por meio de visitas guiadas, com degustação das variações da bebida e harmonização com a gastronomia regional.


No Brasil, alguns destinos são conhecidos pelas suas produções de vinhos e suas atrações turísticas voltadas para este segmento. A região Sul do país, em especial a Serra Gaúcha, possui um dos maiores complexos enoturísticos do país, conhecido por Vale dos Vinhedos.


A região pertencente aos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo possui excelente infraestrutura turística, paisagens belíssimas e produção de vinhos com máxima qualidade.


Aos que desejam conhecer a região, é indicado montar um roteiro no Vale dos Vinhedos para aproveitar ao máximo todas as atrações, como a visitar e degustar os vinhos da Vinícola Casa Valduga, que além de possuir rótulos de excelência no país, é o maior complexo enoturístico da região, com restaurantes, hospedagem e lazer. Quem busca relaxar em meio aos vinhedos, pode estender a estadia pelo Spa do Vinho.


Próximo a São Paulo também é possível fazer uma imersão no enoturismo. A cidade de São Roque conta com vinícolas muito conhecidas no país e possui uma área que contempla mais de 30 estabelecimentos distribuídos pela famosa Estrada do Vinho. Além de aproveitar os vinhos da Vinícola Góes e Bella Aurora, por exemplo, é parada obrigatória também conhecer a gastronomia da região.


O Roteiro do Vinho de São Roque abriga o restaurante a Quinta do Olivardo e a Vila Don Patto. Para quem vai com crianças, pode estender o passeio pela Fazenda Angolana, que inclui atividades de lazer, além de possibilitar o contato com bichinhos da fazenda.


O Nordeste também abriga uma região produtora de vinhos, o Vale do São Francisco, em Pernambuco. A região possui diversas vinícolas e isto contribui muito para o crescente número de turistas na região.


A Vinícola Terranova, pertencente ao grupo Miolo, está localizada no Vale do São Francisco e possibilita ao viajante visita guiada, degustação dos vinhos e espumantes, além do espaço de venda dos rótulos.


Opções não faltam, basta se planejar, pesquisar sobre o destino e viajar com segurança e com os cuidados necessários neste novo normal.


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Góes

Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page