top of page

Visita e degustação na Vinícola Stella Valentino



Sândor Vasconcelos / Brinde-SE


A Stella Valentino fica em Andradas (MG) e produz alguns dos melhores vinhos do Brasil. Receber elogios faz parte da rotina da vinícola, mas a fama não sobe à cabeça: o estilo simples e descontraído da degustação se mantém o mesmo, com muita informação interessante e histórias. Várias delas.


Quem comanda o bate-papo é José Procópio Stella, o “Seu” Procópio. Durante duas horas, ele conta como a família se instalou na região e começou a produzir uva por lá. Também justifica a escolha dos nomes dos rótulos e explica como foram as primeiras experiências usando a técnica de dupla poda, para que a colheita fosse transferida para o inverno, o que revolucionou a produção vinícola da região Sudeste do Brasil.


Entre um “causo” e outro, são servidos os vinhos. Os rótulos chegam de acordo com a disponibilidade do dia, já que a produção é pequena e não raramente algum está em falta.


No dia, foram seis: um riesling (ainda em fase de testes), um branco de uva americana comum (“num teste cego, ninguém fala que essa uva não é vinífera”, desafia Procópio), três de uva syrah (um rosé, um tinto sem passagem por barrica e um gran reserva) e um tinto tempranillo. Para harmonizar, queijos, embutidos e doces.


Ao fim da experiência, Procópio passa em cada mesa: “E aí, qual o preferido?”. No meu caso, foi o Angelus Tempranillo. É incrível, pena que estava esgotado na loja (reservei duas garrafas para entrega no ano que vem). “O riesling também está maravilhoso, Seu Procópio”. Ele responde satisfeito, porém com um ar preocupado: “Que bom que gostou, mas ainda temos muito trabalho pela frente”. Segundo conta, são necessários de 10 a 12 anos para lançar um rótulo com uma nova uva.


A visita está quase no fim e todos são convidados a dar uma caminhada pelos vinhedos. Na loja, os rótulos são disputados. Alguns são restritos a uma unidade por pessoa/casal. Os planos de expansão são limitados, já que o espaço disponível para novo plantio também está acabando. “Temos no máximo mais cinco hectares”, revela Marco, irmão e sócio de Procópio. Mas, como eles mesmos dizem por lá, a preocupação não é ganhar dinheiro, é fazer o melhor vinho possível.


SERVIÇO

Local: Andradas

Horários: sextas (14h) / sábados (10h e 14h) / domingos (10h)

Horários da loja: terça a sexta (9h-11h e 12h-15h) / sábados (10h-16h) / domingos (10h-14h)

Agendamento obrigatório: (35) 9987-9449 - Whatsapp

Duração: 2 horas

Valor: R$ 50 (setembro/2021)

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page