Redação Brinde-SE
04/05/2022
Jovens vinhedos e um cenário cinematográfico na Serra da Mantiqueira. Em breve, você vai poder desfrutar dessa combinação. A Vinícola Bela Vista, localizada a 1785 metros de altitude, em São Bento do Sapucaí (SP), deve abrir para visitação em junho.
É o que conta Marcos Vinicius Cardoso da Silva, um dos sócios do empreendimento. “No início de junho, vamos divulgar as informações. Devemos começar com poucas pessoas e horários agendados, ampliando aos poucos”, diz.
Em meio a um belíssimo horizonte de montanhas que se estendem ao longo das divisas dos estados de São Paulo e Minas Gerais, a visita vai incluir um passeio por entre as parreiras e a contemplação, ao lado de uma fogueira, do espetacular pôr do sol.
Produtos regionais devem estar disponíveis para compra, mas os vinhos de fabricação própria somente no ano que vem. A Bela Vista colheu suas primeiras uvas cabernet franc, marselan, merlot e syrah no verão deste ano. A vinificação está ocorrendo na Entrevilas e vai dar origem a um corte, com as quatro castas.
“Serão cerca de 100 garrafas, bem pouquinho. A gente deve consumir umas 50 e deixar o restante para daqui a uns 10 anos (risos). A comercialização virá somente na próxima safra, quando cerca de duas mil garrafas vão chegar ao mercado”, revela Marcos Vinicius.
Em fevereiro ou março de 2023, a Bela Vista vai realizar a sua segunda vindima. Ao contrário de boa parte dos produtores do Sudeste do Brasil, a vinícola trabalha com o ciclo usual da videira, promovendo a colheita no verão.
“Na região de Campos do Jordão, dificulta demais a colheita de inverno, por conta das temperaturas baixíssimas. Ali, a gente está muito exposto à amplitude térmica, com registros de temperaturas de -3, -4 graus (centígrados) no nosso terreno. Fica complicado”, explica o vinicultor.
Comentarios